{Resenha} Garota Exemplar – Gillian Flynn

em 25.1.17


Livro único
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 448
Ano de Publicação: 2013

Não contém spoilers!

SinopseNa manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?


"É um tanto pertubador recordar uma lembrança calorosa e sentir-se profundamente frio." 


História: É seu 5° aniversário de casamento quando Nick chega em casa e encontra o que pode ser a cena de um crime: a sala de estar. Nick então chama a polícia e as investigações começaram. Todas as provas e evidências encontradas no local do crime estão direcionados ao marido, o acusando de assassinato e de ter escondido o corpo da mulher. A sua irmã gêmea Margo, ou Go, tenta ajudá-lo a provar sua inocência, mas sua imaturidade faz com que a polícia e a mídia desconfie mais dele. O problema é que a cada vez que ele tenta se inocentar ele acaba falando uma série de mentiras e ele acaba incriminando a si próprio. Tive uma grande e "leve" vontade de bater em certos personagens. O desfecho não foi como eu esperava, mas foi um final real para aquela situação, o que acabou comigo.


"As pessoas querem acreditar que conhecem as outras. Pais querem acreditar que conhecem seus filhos. Esposas querem acreditar que conhecem os maridos."

Personagens: Os personagens são muito bem estruturados, altamente complexos. Amy é uma personagem intensa, o que achei um trabalho perfeito. Ela faz de tudo para agradar ao marido, aos vizinhos, a família do marido e até os próprios pais (que são extremamentes perfeitos e irritantes). Além disso, Amy é muito inteligente, manipuladora, bonita e esperta. Nick, seu marido, tem um jeito tapado que com o passar da história meu deu mais motivos para não gostar dele. A autora aos poucos os tornou assustadoramente reais. Ela soube criar perfeitamente o perfil psicológico de cada um. Ainda assim, não consegui gostar de nenhum dos personagens dessa história.

Capa: Gostei da capa. Ela é simples e consegue transmitir o mistério da história. 

EscritaA narrativa é alternada nas visões de Nick e Amy, o que nos confunde, pois cada um tenta se inocentar de alguma maneira. A escrita da autora nos deixa roendo as unhas, você só quer peloamordedeus saber o que teria acontecido com Amy. A única coisa que me incomodou na escrita de Gillian foi o fato de que a quase todo momento ela relembra os acontecimentos já escritos, o que às vezes deixa o livro pesado. Entretanto, ela explorou muito bem a mente psicologica perturbada.

Notas finais: O livro teve seus altos e baixos. Foi o primeiro livro do gênero suspense/thriller psicológico que leio e achei bom, mas não posso dizer que amei. 

Se você ainda não leu nenhuma história com esse gênero, leia e arrisque a sua opinião, você pode gostar. 

NOTA GERAL: 8/10

Até a próxima, gente! Beijos.

6 comentários:

  1. Olá!!
    Adorei seu post!
    Vim por recomendação do grupo TDS.
    www.blogpretenses.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Vou aproveitar que adorei seu post e anotar a dica.
    A sim, vim por recomendação do grupo TDS.
    Gabriel
    https://clubedofarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz! Já estou seguindo <3

      Excluir
  3. Olá!
    Bem, confesso que de cara esse livro não tinha me despertado interesse, mas depois fui lendo mais sobre ele, inclusive agora a sua resenha, acho que darei chance a leitura!

    Parabéns pelo blog,já estou seguindo para acompanhá-lo mais vezes.

    Vim por recomendação do grupo TDS.
    Beijo, beijos
    Aline
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Fico muito feliz que você gostou! Obrigada, já estou seguindo tbm <3

      Excluir



Atualizações do Instagram

Topo